Sábado, 28 de Março de 2020

"ENTRE ASPAS"

 “A busca excessiva por informação é uma ação que nos oferece controle para acalmar o medo, mas paradoxalmente o aumenta, pois alimenta o obsessivo diante do racional. Fazer uso adequado das informações (especialmente as provenientes da mídia oficial) e conceder-lhes um espaço mental também adequado pode nos ajudar a transitar pelas circunstâncias atuais da maneira mais saudável possível.”

Comentar

CUIDANDO DE SUA RESPIRAÇÃO E SUA SAÚDE MENTAL

Devemos limitar a exposição aos meios de comunicação. As informações nos dão segurança, mas se nos empanturrarmos, nos confunde e aumenta a vulnerabilidade. Mas lembre-se, ser vulnerável não anula seus recursos. O conselho é “praticar o autocuidado” nesse estado excepcional com o autoconhecimento. “Você pode aprender a acalmar sua mente desses pensamentos de ansiedade antecipatória, pensamentos alarmistas e pessimistas. Você pode se conectar à sua respiração, sentir o ar entrando e saindo, seu percurso e toda vez que você cair nesses pensamentos, volte sua atenção para o nariz, esse lugar por onde o ar entra e sai. Repetidas vezes, sem se deixar levar pelos juízos. Não se trata de não ter pensamentos, mas de saber acompanhá-los e soltar”.

 

Comentar

DICAS - DIEGO ARAÚJO

1- Nos relacionamentos: Nos momentos de "DR", ao invés de acusar, coloque o seu sentimento antes: Eu me senti triste quando isso aconteceu”. E lembre-se que todos estão mais ansiosos devido ao momento atual.

2- Se você está de quarentena com seu parceiro/parceira, respeite o tempo da pessoa. Preserve seu espaço mesmo que esteja fazendo nada (paciência e empatia).

3- Sobre crianças, não se cobre tanto. Se seu filho está mais tempo nas telas, tudo bem. Estamos em uma situação excepcional, não tem como ser igual antes. Sobre tarefas escolares, é importante não criar um clima aversivo. É para ser um momento legal, que encoraje e incentive. Quando voltarem as aulas presenciais as crianças precisam continuar gostando da escola. Então, faça combinados com os seus filhos. Não é porque a criança passava 5 horas na escola, que ela vai passar 5 horas fazendo trabalhos em casa... é preciso reorganizar a rotina ( divida em blocos, combine, ouça a opinião dela).

4-Para quem está com dificuldade com os idosos, aposte no diálogo, na orientação, na conversa acolhedora. Também é válido mostrar vídeos de profissionais falando sobre o tema. Além disso vale buscar algumas dicas e atividades que ajudam a passar o tempo com eles.

E por favor, se cobrem menos. Se você não tinha antes uma vida super fitness, não é agora que vai começar a ter. Se você não lia 10 livros por mês, não é agora que vai conseguir. 

Calma, mais tranquilidade, e menos produtividade desenfreada. Vamos juntos, mas com calma.

 

Diego Araújo                                                               

Atendimentos em Montes Claros, Belo Horizonte e Atendimentos online.                                                                     

(38)9 9130-9878                                                   

@psicologodiegoaraujo

 

Comentar

ÉRIKA MARIA

O isolamento social tem assustado e é uma realidade em muitos países, para lidar com essa situação atual é necessário o cuidado com a saúde mental. O primeiro passo é uma mudança de paradigma, é importante salientar que estamos em um momento novo, e as restrições devem ser cumpridas em benefício próprio e dos outros, portanto a rotina deve ser mantida, a disciplina e as atividades normais organizadas. Devemos ter a consciência de que não é ferias e ter uma definição de horários e regras dentro do limite de isolamento. O segundo passo é reestabelecer o convívio perdido com a família, conversar, fazer jogos e assistir filmes. O terceiro passo é ler livros, estudar e aprender novas atividades. O quarto passo é colocar os afazeres em dia, limpar a bagunça, dar uma geral na casa, colocar uma musica e relaxar, é importante constantemente se manter ocupado. O quinto passo é meditar e tirar um tempo para o descanso, não se prenda a nenhum dos pensamentos que ocorrem, deixe fluir; a meditação é uma ferramenta valiosa na qual deve receber uma importante atenção. O sexto passo consiste em realizar exercícios físicos na sua residência, com a tecnologia é mais fácil achar tutoriais que ensinam e aplicativos que ajudam a colocar a boa forma em dia. A demais, busque evitar bombardeios de informações nessa quarentena, tente se manter equilibrado. O COVID - 19 não pode ser de nenhuma maneira, um motivo para que se alastre uma epidemia de doenças psíquicas como a depressão e a ansiedade. Essas são as dicas pra manter a sua saúde mental com qualidade e tranquila nessa quarentena.

 

Psicóloga Clínica e Infantil com atendimento especializado Autismo - Èrika Maria Rodrigues Santos                                 

Rua Tiradentes, 158  segundo andar - Centro                                                                     

Tel-Whats (38) 998674643

Comentar

Comentários

Terça-Feira, 24 de Março de 2020

"ENTRE ASPAS"

“Mantenha sua mente limpa de qualquer pensamento menos digno. Só assim conservará a serenidade e a Paz, como base da felicidade que chegará a você. O corpo é o reflexo da mente. E a mente é o reflexo de nossa alma, que é o nosso verdadeiro eu. Pense coisas nobres e elevadas, e seu corpo manterá inalterável a saúde, trazendo-lhe a felicidade que tanto almeja.”

Comentar

VIVA O ISOLAMENTO EM PAZ

Não considero "isolamento" TER que ficar em casa ao lado de quem eu amo. Isolamento é o que os doentes graves estão vivendo. Pare de dizer que está entediado, chateado por não poder sair de casa; enquanto tudo que aqueles que estão no hospital querem é voltar pra casa. Então, AGRADEÇA a Deus se você tem que ficar em casa, afinal, com dinheiro ou sem dinheiro, com emprego ou sem emprego, você está no melhor lugar que poderia estar, no SEU LAR, cercado por quem te ama!!! Talvez esteja na hora de transformar sua casa num lugar gostoso de ficar, num lugar de paz e não de guerra, de abraço e não de distanciamento.                                                            

Comentar

Enfim, tenha um novo olhar da situação que está vivendo!!!

Comentar

É HORA DE CULTIVAR A SABEDORIA DO CORAÇÃO

 

Rezemos então a Deus Pai para que aumente a nossa fé, ajude os doentes na cura e sustente os agentes de saúde em sua missão. Esforcemo-nos para evitar a estigmatização de quem foi atingido: a doença não conhece limite nem de cor de pele, pelo contrário, fala a mesma língua. Cultivemos a “Sabedoria do Coração”, que é uma “atitude infundida pelo Espírito Santo”, em quem sabe abrir-se ao sofrimento dos irmãos e reconhece neles a imagem de Deus”.

Comentar

CARTA DE UM LEITOR

"Esperei para postar essa foto, e talvez seja o momento para descrevê-la, diante um cenário que estamos vivendo no mundo. Muitas pessoas assustadas e outras nem querem olhar para os problemas existentes, que estão batendo em nossa porta.                                                                                            Ainda não consigo imaginar o que poderá acontecer daqui alguns dias, mas o que me resta neste momento é viver de "Fé, Esperança e Caridade". Não tem como fechar os olhos e dizer que nada está acontecendo, ou que isso parece um sonho, infelizmente não é; precisamos colocar a realidade à tona e mudar as nossas atitudes, de uma forma, que seja com responsabilidade, somos chamado por DEUS: Entre pobres e ricos, a viver em solidariedade, mas não somente nesse momento de crise, espero que quando tudo isso passar (tenho esperança), que possamos olhar a Vida com outros olhos. Acredito muito em que, tudo na vida, seja na terra ou nos céus, tenha um propósito de Deus. Seja qual for a sua fé, é hora de nos unirmos em oração. Estamos sendo convidados a olhar o Mundo de forma diferente e dar valor aos pequenos gestos da vida. Valorizar o abraço, o acolhimento diário, um "eu te amo ", valorizar o tempo com as pessoas que você ama, até aquelas que não temos tanto contato, seja mesmo por questões de afinidade. O mundo precisa de mais amor, solidariedade, pequenos gestos, fé, esperança... Aaah quanta falta faz esses dias, quanta falta me faz um abraço, aquele carinho de um amigo ou uma amiga ao tocar os meus cabelos e fazer um cafuné... Mas infelizmente, não se pode mais tocar, não se pode mais abraçar, será até quando vai durar este sonho? O que poderá acontecer com a humanidade? Será se Jesus está voltando? Meu amigo e minha amiga, de uma coisa eu sei, Deus não nos abandonou e não irá... Vamos ser prudentes neste momento, e compartilhar coisas boas e dar força à aqueles que precisam mais neste momento. Seja o que aconteça, devemos nos unir acima de tudo! "

Comentar

FAÇA CONTATO CONOSCO!

Se você tiver necessidade de se expressar, compartilhar ou se tornar publico suas idéias, fique bem à vontade. Vamos pensar, rezar, orar, sempre trocando idéias para o bem comum. Vamos estar juntos torcendo para que tudo termine bem.                                                                                                 Conte conosco: contato@giumartins.com  @giumartinss

Use o veículo de comunicação que você achar melhor, mas se comunique. Isso vai te fazer bem!

Comentar

Comentários

Sábado, 21 de Março de 2020

"ENTRE ASPAS"

 “Mesmo que já tenhas feito uma longa caminhada, há sempre um novo caminho a fazer.” 

Comentar

DOMINGO DE SOL E MUITO ESTILO PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Diretoria Feminina do Max Min Clube brilhou intensamente no domingo 15 de março. Em parceria com inúmeras empresas da cidade, foi realizado um sensacional evento para brindar o dia internacional da mulher. O clube esteve lotado e o sol colaborou, ao ilustrar o céu de maneira grandiosa. Com a elegância de sempre, as mulheres do Max Min mostraram que juntas Elas fazem a diferença. Além dos serviços e procedimentos de beleza que movimentaram o clube, um desfile de moda foi motivo de inúmeros elogios. Reparem os flashes atentos do fotógrafo Jailson...

Comentar

Comentários

COLUNA ANTERIOR PRÓXIMA COLUNA


“Escolha seu ambiente de forma sábia. Mesmo a pessoa mais positiva pode cair na negatividade estando entre pessoas negativas.”